Follow by Email

segunda-feira, 30 de maio de 2016

O CRESPO NATURAL E O AMBIENTE DE TRABALHO

natural-hair-workplace“Você vai trabalhar assim?” Se você é uma crespa de cabelos naturais já deve ter ouvido essa pergunta ou similar. Apesar de o Cabelo Crespo Natural estar se tornando um fenômeno que vem invadindo nossas vidas e as Redes Sociais, a velha pergunta ainda nos assombra: O cabelo crespo e natural é próprio para o ambiente de trabalho?  Pensando na aceitação do cabelo crespo natural, vivenciei uma série de comentários negativos implícitos e velados em nossa sociedade, enquanto em outras culturas nosso cabelo é apreciado.

“O cabelo relaxado deixam os caucasianos relaxados”. Eu achei essa frase perfeita para ilustrar o quanto incomoda ser natural, ser negro e por que temos que levar isto em consideração ao olhar o mercado, onde se quer trabalhar, quais são as suas opções e o que você quer como profissional. Ninguém quer se indispor com o preconceito, né? Mas nós podemos escolher a vida que quisermos viver.

Tudo bem que nos dias de hoje não podemos simplesmente dizer não para o emprego, mas viver em um espaço onde seus valores e crenças são hostilizados não é nem um pouco saudável, nem para nossa autoestima, nem para nossa saúde mental, como um todo.

Eu gostaria de ter um guia de “como ter um cabelo crespo natural para o cabelo”. Não para que vocês o sigam e sim para que os recrutadores entendam que somos assim e que isto para nós é comum e normal. Eu, como recrutadora, não levo o fator “textura capilar” para a lista de características de uma candidata, mas isto é sim visto com ‘maus olhos’ por muita gente, infelizmente.

Como não temos este guia, eu sugiro fortemente que entreviste seu entrevistador também. Por que não? O cabelo crespo natural é MUITO versátil, podendo ser usado liso de secador ou chapinha, ou re-texturizado em tranças, twists ou penteados. Saber se você pode usá-lo à sua maneira no trabalho é importante. Diria até que é um direito seu. E se você não for aceita com o tipo de cabelo que escolheu, eu te digo: este lugar não é para você.

Tem uma frase que eu vi em uma destas minhas pesquisas sobre o tema, e encontrei no @AngelaGoneSocial a seguinte: “My hair protects me from places I shouldn’t be”, em português: “Meu cabelo me protege dos lugares em que eu não deveria estar”. Parece segregacionista, mas não é. Ficar em um lugar rodeado de preconceitos e subjulgamentos somente pela textura que seu cabelo é não faz bem. A gente já tem que conviver com as mazelas da vida da negra na sociedade, não precisamos vivenciá-las todos os dias, veladamente, sem que possamos fazer nada.

“Mas isto pode ser visto como uma opinião.” Não, pois quando a opinião vem carregada de preconceitos, ela deixa de ser uma opinião e vira discriminação. Ninguém é o ‘grande criador de padrões’ para te dizer o que deve vestir na cabeça. Isto vem da mentalidade fechada e preconceituosa de pessoas diferentes de nós. E nós temos que sim sermos corajosas e mostrar que o volume, o frizz, o crespo é resistência e faz parte de nossa ancestralidade. Que carregamos com muito orgulho nosso crespo e que cuidamos muito bem dele. <3

Agora, já que eu não tenho um “guia prático”, eu vou mostrar para vocês como pode se levar seu crespo numa boa no trabalho, sendo feliz! Segue algumas ideias para inspiração.

360ca695df858ff328ee61acb6f1b2d23a7565716ba72f29d9ace33691a3f332

cresponatural-negrasepoderosas

Não existe cabelo feio. Existe cabelo mal cuidado e nós blogueiras estamos aqui para te ajudar a se empoderar, te tornando livre para escolhas. Lisa, alisada ou crespa, você pode ir pra rua, para o trabalho, sem medo dos comentários (isso para mim sempre vai existir, infelizmente).  Você tem uma responsabilidade social. Você precisa ser empoderada para empoderar a nova geração de crespos e crespas que virão depois de você, para que eles também estejam conscientes e livres para escolherem.

O empoderamento nos deixa feliz com o que somos e com o cabelo que temos. Assim, ninguém no mundo nos abalará!

Sejamos felizes sendo quem quisermos ser. Sempre!

Beijos crespos,

-Naza

Sigam a Luana nas redes:
Fanpage:facebook.com/canaldacrespa
Blog:http://canaldacrespa.com.br/
Instagram:@canaldacrespa

 

 

0 comentários:

Postar um comentário